Hyundai IONIQ 5 N é levado ao extremo pelo “Rei do Drift”… o japonês Keiichi Tsuchiya
O japonês, Keiichi Tsuchiya, o conhecido como o “Rei do Drift”, teve a oportunidade de testar o mais recente desportivo elétrico da Hyundai, o IONIQ 5 N.
Inicialmente sem grandes expectativas, o piloto japonês acabou por ficar profundamente impressionado com o desempenho do veículo elétrico, especialmente levando em conta o seu peso. “A agilidade foi o que mais me surpreendeu, o que é impensável num carro com 2200 kg”, disse Tsuchiya.
O IONIQ 5 N está equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, e quando no modo “boost”, oferece uma impressionante potência de 650 cavalos durante cerca de 10 segundos. Quando o modo “boost” não está ativo, o IONIQ 5 N ainda mantém uma respeitável potência de 608 cavalos (226 cv no eixo dianteiro e 383 cv no eixo traseiro).
O veículo está equipado com uma inovadora N e-shift, uma transmissão de dupla embraiagem virtual de oito velocidades. Esta tecnologia simula a sensação de trocar de marcha, e até permite ao condutor controlar manualmente essas mudanças, tudo graças ao controlo preciso do binário dos motores elétricos. De acordo com a Hyundai, o IONIQ 5 N pode até recriar a sensação de uma mudança de marcha tradicional.