Chacal-dourado foi filmado pela primeira vez na Península Ibérica
Pela primeira vez foi registado em vídeo na Península Ibérica um exemplar de chacal-dourado (Canis aureus). O chacal-dourado é parente próximo do lobo-cinzento, encontrado nos Alpes, África, Ásia, Escandinávia e no sul da Europa. Nos últimos anos, tem se expandido também para a Península Ibérica, assim como ocorreu na França e na Itália.
A filmagem foi realizada pelo Grupo Lobo espanhol numa montanha próxima a Burgos, no País Basco. O grupo ressalta que o canídeo silvestre provavelmente está em busca de alimento, uma vez que parece estar a explorar uma área próxima a excrementos de gado.
O chacal-dourado foi considerado uma espécie ameaçada no final da década de 1960, mas a capacidade de adaptação e a dieta diversificada têm contribuído para a sua sobrevivência. Eles não se alimentam apenas de carne, mas também de frutas, insetos e ungulados, o que lhes garante uma perspectiva de sobrevivência mais ampla.
VIDEO PRIMER REGISTRO compatible con “Canis aureus” en la Península Ibérica.
— Proyecto Lobo: Voluntariado Censo Lobo Ibérico (@CensoLobo) June 20, 2023
Se observa un cánido silvestre, por su mímica corporal integrado en el medio, mayor que un zorro rojo “Vulpes vulpes”, depredando sobre un coleóptero en las proximidades de un excremento de ganado. https://t.co/TnrUVdGiLF pic.twitter.com/dPoeYGanLU