CEO mostrou como o Titan é controlado por comando da Logitech de 30 dólares
O submarino Titan, da OceanGate para a expedição aos destroços do Titanic, enfrentou problemas durante uma missão no passado domingo. O Titan deixou de comunicar com o navio Polar Prince cerca de uma hora e 45 minutos após submergir, gerando preocupações e desencadeando operações de busca e salvamento das 5 pessoas a bordo.
À medida que mais detalhes surgiram, foi revelado que a expedição não estava em conformidade com várias regulamentações. Uma das descobertas mais recentes é que o submarino é controlado por um comando wireless Logitech F710, lançado em 2010, que custa cerca de 30 dólares.
Num vídeo da BBC, gravado em 2022, o CEO da OceanGate, Stockton Rush, que é um dos cinco passageiros do Titan, mostra o comando e explica as funcionalidades.
@bbcnews In 2022, the BBC filmed inside the OceanGate Titanic submersible that has gone missing during a dive to see the wreck. #Titanic #Submersible #Submarine #TitanicWreck #TouristSub #AtlanticOcean #BBCNews ♬ original sound – BBC News
Uma reportagem da CBS destacou anteriormente que o Titan possuía apenas um botão e que a sua aparência e funcionalidade pareciam improvisadas, com aspectos como monitores e corrimões mal integrados.
A causa do desaparecimento do Titan ainda é desconhecida, mas sabe-se que o oxigénio a bordo irá terminar esta quinta-feira.