Bombeiros resgataram homem de 250 kg preso numa montanha de lixo na própria casa
Na última quarta-feira, os bombeiros de Barcelona resgataram um homem de 48 anos com 250 quilos do seu apartamento, onde ficou preso numa montanha de lixo após sofrer uma queda.
Alejandro B., que sofre de Síndrome de Diógenes, uma condição que afeta a capacidade de cuidados pessoais e higiene, além de isolamento social, acumulação excessiva de objetos inúteis e recusa de ajuda, não saía de casa desde o início da pandemia, quando começou a trabalhar remotamente.
O resgate foi um processo demorado com cerca de sete horas, durante o qual os bombeiros tiveram que usar uma retroescavadora para remover uma quantidade enorme de lixo acumulado no apartamento.
Sacos, plásticos, caixas e outros detritos foram removidos desde as primeiras horas da manhã. Por volta do meio-dia, finalmente conseguiram alcançar o homem. Após estabilizar o paciente e fornecer suporte de oxigénio, os bombeiros ainda levaram três horas para retirá-lo de casa, usando uma empilhadora.
Alguns vizinhos expressaram indignação com a situação, afirmando que os serviços sociais e a polícia não agiram diante de um caso evidente de doença.
Agora, Alejandro B. está hospitalizado e fora de perigo de vida, de acordo com as autoridades. A situação levanta questões sobre a necessidade de uma intervenção mais adequada e o apoio às pessoas que sofrem de condições semelhantes, especialmente durante períodos de isolamento prolongado.
L’home de 48 anys que convivia amb tones de deixalles al Prat de Llobregat no tenia fitxa oberta als Serveis Socials segons fonts de l’Ajuntament @ajelprat. Ha trucat al 112 perquè havia caigut dins de casa. Policia Local, @bomberscat i @semgencat no han pogut entrar per la porta pic.twitter.com/HLGRFOz50C
— Anna Punsí (@punsix) May 24, 2023
Serveis Socials l’@ajelprat coneixien l’home de 48 anys amb Diògenes rescatat ahir pels @bomberscat entre tones d’escombraries. El 2003,la Policia Local va informar a Salut Pública i el 2012, 13 i 14 li van fer visites a domicili alertats pels veïns. Van tancar expedient el 2015. pic.twitter.com/qBbMPWW9bI
— Anna Punsí (@punsix) May 25, 2023