Vídeo viral de praxes abusivas leva à suspensão de “Doutor” no Politécnico de Tomar

Várias denúncias anónimas revelam alegadas praxes abusivas no Instituto Politécnico de Tomar. A notícia foi divulgada pelo portal Tomar na Rede, que teve acesso a um vídeo onde um “Doutor” do curso de Contabilidade é visto a humilhar caloiros, obrigando-os a deitar-se numa valeta e a serem molhados com uma mistura desconhecida, enquanto profere insultos e ameaça quem filma.

Segundo as denúncias, o aluno responsável “é conhecido por ser agressivo e abusivo” e este tipo de comportamento “anda a ultrapassar todos os limites”. Outro estudante critica a inação do Magnum Consillium Veteranorum (MCV), a comissão que supervisiona as praxes no instituto, acusando-a de “fechar os olhos” porque alguns caloiros pertencem às comissões.

Após o portal Tomar na Rede ter divulgado o vídeo, o Magnum Consillium Veteranorum anunciou a suspensão temporária do “Doutor” em causa, por tempo indeterminado, “até à realização das devidas provas de aptidão e conduta enquanto elemento ativo da praxe”. No comunicado, o órgão defende que “as praxes decorrem, regra geral, dentro dos limites habituais” e garante que “todos os caloiros participaram por livre vontade”.

A situação gerou uma onda de indignação nas redes sociais, relançando o debate sobre os limites das praxes académicas e a necessidade de uma maior fiscalização destas práticas nas instituições de ensino superior.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS