
Animais com prioridade: IRA passa a usar sirenes em resgates após reconhecimento histórico
O Núcleo de Intervenção e Resgate Animal (IRA) conquistou um marco inédito em Portugal: o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) reconheceu oficialmente a organização como uma entidade de proteção e socorro, conferindo-lhe o estatuto de veículos prioritários.
A partir de agora, as viaturas do IRA poderão circular com sirenes e sinalizadores luminosos azuis durante operações de resgate, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência animal.
Para o presidente do IRA, Tomás Pires, trata-se de um “passo histórico” na defesa e proteção dos animais. “Este reconhecimento eleva Portugal ao nível dos países que formalmente integram o socorro animal no âmbito da segurança e do bem-estar coletivo”, afirmou, destacando ainda que a medida representa uma vitória de todos os que acreditam na necessidade de uma resposta rápida em casos de sofrimento animal.
Criado em 2016, o IRA conta atualmente com três delegações e mais de 60 colaboradores, atuando desde 2023 em articulação com a Proteção Civil. A organização recebe diariamente dezenas de denúncias e, com este novo estatuto, reforça a sua capacidade de intervenção em todo o território nacional.