
Árbitro usa VAR para promover prevenção do cancro da mama no Chile
No Chile, o VAR foi utilizado de forma inédita e com uma causa nobre. Antes do início do jogo entre o Coquimbo Unido e o Colo Colo, o árbitro Juan Sepúlveda dirigiu-se ao monitor do VAR, deixando todos os presentes curiosos — incluindo Arturo Vidal. Mas, desta vez, a análise não era sobre futebol.
De repente, as câmaras e os ecrãs do estádio transmitiram um vídeo de sensibilização sobre o cancro da mama, com mensagens fortes como “Há partidas que se jogam em silêncio” e “1 em cada 8 mulheres desenvolve cancro da mama”.
“Depois da revisão, a prevenção é fundamental para salvar vidas”, declarou o árbitro, antes de anunciar a oferta de mamografias gratuitas através de um site.
A campanha, promovida pela organização Chile Sin Cáncer em parceria com a TNT Sports, fez parte das iniciativas do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O gesto foi amplamente elogiado por adeptos e jogadores, pela forma criativa e emotiva como uniu o futebol a uma causa de saúde pública.
🩷🫂⚽Hay partidos que se juegan en silencio
— TNT Sports Chile (@TNTSportsCL) October 19, 2025
Cada día 16 mujeres son diagnosticadas con cáncer de mama. La mayoría, demasiado tarde. @tntsportscl y @chilesincancer crearon “Chequeo para salVAR", una activación que usa el VAR para concientizar sobre la importancia de la… pic.twitter.com/uUGjEuGn57