
Vídeo mostra ladrão a partir vitrine e a roubar joia no Museu do Louvre
Um vídeo gravado por um turista captou o momento em que um dos assaltantes do Museu do Louvre partiu uma vitrine e roubou uma joia em plena luz do dia. O assalto, realizado por quatro homens equipados com coletes refletores amarelos, durou apenas sete minutos e deixou França em choque.
O grupo usou um empilhador para alcançar uma janela do primeiro andar e entrar na Galeria de Apollon, onde estavam expostas joias de valor histórico “incalculável”. Entre as peças roubadas encontravam-se dois colares e a coroa da imperatriz Eugénia, mulher de Napoleão III — esta última acabou por ser deixada para trás durante a fuga e está agora a ser avaliada.
Após partirem os vidros, dois ladrões entraram no edifício enquanto os outros esperavam no exterior, junto ao rio Sena, em duas scooters. Assim que concluíram o roubo, todos fugiram rapidamente.
As imagens divulgadas pela BFMTV mostram um dos assaltantes a quebrar o vidro da vitrine, diante de vários visitantes que mal tinham entrado no museu. O ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin, admitiu que as autoridades “falharam” e que o episódio transmite uma imagem “muito negativa” da França.
Em resposta, o governo francês anunciou o reforço da segurança em todos os museus e instituições culturais do país.
Les images du cambriolage du Louvre (document BFMTV) pic.twitter.com/FciPpaXTMA
— BFMTV (@BFMTV) October 19, 2025