
Papagaio leva polícia a descobrir tráfico de droga e leva à detenção dos seus próprios donos
Um papagaio com talento para repetir frases tornou-se numa ajuda inesperada para as autoridades britânicas ao contribuir para desmantelar uma rede de tráfico de droga.
O animal, de nome Mango, foi apanhado em vídeo a dizer “dois por 25” – uma expressão associada à venda de estupefacientes nas ruas – num registo feito pela namorada de um dos suspeitos, de acordo com o jornal The Sun.
As imagens acabaram por ser uma peça central na investigação policial que tinha como alvo Adam Garnett, de 35 anos, já preso e a cumprir pena. As autoridades descobriram que Garnett continuava a gerir o seu negócio de droga a partir da cela, com a colaboração da companheira, Shannon Hilton, de 29 anos.
Durante uma rusga à cela, foram encontrados um telemóvel e equipamentos de internet, usados para comunicar com o exterior. Entre os conteúdos apreendidos no telefone, a polícia encontrou vídeos que mostravam pacotes de droga, grandes somas de dinheiro e, surpreendentemente, o papagaio Mango a proferir frases associadas ao tráfico.
A polícia de Lancashire partilhou o caso nas redes sociais com uma pergunta provocadora: “Qual é a maior habilidade do seu animal de estimação? Sentar? Dar a pata? Falar?” – destacando que este papagaio aprendeu exatamente aquilo que não se quer ouvir quando a polícia aparece.
No total, 15 pessoas foram detidas no âmbito da operação e todas acabaram por se declarar culpadas no Tribunal de Preston. Adam Garnett foi condenado a mais 19 anos e meio de prisão, pena que será somada aos 15 anos que já cumpria. Shannon Hilton foi condenada a 12 anos de prisão.