
Mundo do futebol reage à trágica morte de Diogo Jota e o irmão André Silva
O mundo do futebol está de luto. A trágica morte de Diogo Jota, avançado do Liverpool e internacional português, e do seu irmão André Silva, jogador do Penafiel, provocou uma onda de comoção nacional e internacional. Os dois faleceram esta madrugada, 3 de julho de 2025, num violento acidente de viação na A-52, em Espanha, quando se deslocavam num veículo que se despistou e incendiou.
A morte de Diogo Jota e André Silva deixou o país em silêncio. Jota, de 28 anos, estava no auge da carreira, tinha casado recentemente e era pai de três filhos. André, com cerca de 25 anos, era descrito como ambicioso, inteligente e empreendedor, tendo fundado um negócio de sucesso com o irmão.
A confirmação do acidente abalou profundamente o desporto português e o cenário futebolístico mundial, que reagiu com mensagens de pesar, homenagens emocionadas e gestos de solidariedade para com a família.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi uma das primeiras entidades a reagir: “A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado”.
A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
— Portugal (@selecaoportugal) July 3, 2025
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo… pic.twitter.com/EN901fH6FG
O Liverpool, clube onde Diogo Jota brilhou nas últimas épocas, publicou um comunicado emocionado: “O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.
O clube foi informado de que o jogador, de 28 anos, faleceu na sequência de um acidente de viação em Espanha, juntamente com o seu irmão, André.
O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e pede que seja respeitada a privacidade da família, amigos, colegas de equipa e membros do clube de Diogo e André, enquanto tentam lidar com esta perda inimaginável.
Continuaremos a prestar-lhes todo o nosso apoio”.
O Penafiel, onde André Silva jogava atualmente, declarou luto oficial e prestará homenagem nos próximos compromissos desportivos: “O Futebol Clube Penafiel manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento trágico de André Silva e do seu irmão Diogo Jota, vítimas de um acidente de viação ocorrido nas últimas horas.
A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação. Neste momento tão difícil, o Futebol Clube Penafiel endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que partilharam com André e Diogo momentos de vida e de paixão pelo desporto.
O clube decretará luto oficial e prestará homenagem nos próximos compromissos desportivos.
Descansem em paz”.
O FC Porto, clube onde Diogo Jota e André Silva passaram, prestou homenagem com uma mensagem de luto: “O Futebol Clube do Porto está de luto.
É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação.
Descansem em paz”.
O Benfica também se pronunciou com pesar: “O Sport Lisboa e Benfica apresenta as mais sentidas condolências pelo falecimento de Diogo Jota e André Silva.
Neste momento de profunda dor, o Clube associa-se ao luto nacional e expressa solidariedade aos familiares, amigos e a todos os que sentem estas perdas irreparáveis”.
O Sporting Clube de Portugal também deixou uma mensagem de pesar: “O mundo do futebol ficou mais pobre.
O Sporting CP manifesta o seu pesar pelo falecimento do internacional português Diogo Jota e do seu irmão André Silva.
As mais sentidas condolências a toda a família nesta hora difícil”.
A UEFA deixou uma mensagem de luto e confirmou que será respeitado um minuto de silêncio em todos os jogos do Europeu Feminino desta semana, em honra dos dois irmãos: “Em nome da comunidade do futebol europeu, estamos profundamente entristecidos ao saber do trágico falecimento de Diogo Jota, internacional português e avançado do Liverpool FC, juntamente com o seu irmão André Silva.
Os nossos pensamentos estão com a família, amigos, colegas de equipa e todos os que foram afetados por esta perda devastadora”.