Jovem chef português venceu o prémio de “Cozinheiro de Ouro” da Suíça

Com apenas 25 anos, João Pedro Coelho, natural de Ponte de Lima, venceu o prémio Cuisinier d’Or (Cozinheiro de Ouro), um dos mais importantes concursos gastronómicos da Suíça e do mundo. O jovem talento é subchefe no conceituado Le Restaurant de l’Hôtel de Ville de Crissier, um restaurante com três estrelas Michelin há 30 anos.

O percurso de João Pedro Coelho na gastronomia começou cedo. Aos 17 anos, venceu a final nacional do Concurso Jovem Talento da Gastronomia e, desde então, acumulou experiências marcantes. Estagiou no Antiqvvm, restaurante de Vítor Matos com duas estrelas Michelin, e participou no programa da RTP “Cook Off — Duelo de Sabores”.

Em declarações à Lusa, o jovem chef sublinha a importância do galardão: “Este prémio representa muito. É o maior concurso de cozinha na Suíça e um dos mais importantes do mundo. Ganhar significa um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.”

A viver na Suíça há mais de cinco anos, João Pedro Coelho sempre sonhou trabalhar no Le Restaurant de l’Hôtel de Ville de Crissier, eleito várias vezes o melhor restaurante do mundo e, atualmente, considerado o terceiro melhor.

Apesar da conquista, o jovem chef mantém os pés assentes na terra: “Há sempre mais alguma coisa para alcançar. Por enquanto, ainda não defini um novo objetivo”, afirmou.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS