Lobos pretos raros apanhados por câmara numa floresta da Polónia

Uma câmara instalada por Joanna Toczydlowska, coordenadora do projeto SAVE Wildlife Conservation Fund Poland, captou imagens inéditas de lobos pretos a atravessar um riacho numa floresta polaca. O objetivo inicial era estudar castores, mas a presença dos lobos mudou o foco da investigação.

A descoberta levou a equipa a recolher excrementos para aprofundar o estudo genético desta rara variação de lobos. Segundo Joanna, os dois lobos pretos captados nas imagens são provavelmente irmãos, com cerca de um ano e um peso aproximado de 30 quilos, semelhantes ao de um pastor alemão.

Na Polónia, a maioria dos 2.500 a 3.000 lobos apresenta pelo cinzento com tons vermelhos ou pretos. No entanto, o pelo negro é um fenómeno raro na Europa, relacionado com uma antiga mutação genética proveniente de cães domesticados. Em contraste, cerca de metade dos lobos no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, têm esta coloração.

A localização exata da floresta onde os lobos foram registados não foi divulgada, para protegê-los da caça furtiva. Os lobos, praticamente extintos na Polónia nos anos 50, foram reintroduzidos e têm vindo a aumentar em número, especialmente na região central do país.

Roman Gula, chefe do projeto de monitorização, sublinha a importância da educação para evitar o medo infundado: “Ensinar as pessoas a viver em segurança nas áreas habitadas por lobos é essencial para a sua preservação”. 🐺

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS