1500 golfinhos avistados ao Largo da Califórnia num espetáculo natural raro e lindíssimo
O oceano revelou um espetáculo raro e impressionante na costa da Califórnia na passada sexta-feira (24), quando mais de 1.500 golfinhos de Risso (Grampus griseus) foram avistados a nadar juntos. O fenómeno foi registado pelo capitão Evan Brodsky, do Monterey Bay Whale Watch, que utilizou drones para captar imagens deste encontro extraordinário.
Taki widok nie zdarza się często. Evan Brodsky z Monterey Bay Whale Watch wybrał się wraz z niewielkim zespołem na poszukiwanie pływaczy szarych, by śledzić ich sezonową migrację.
— KopalniaWiedzy.pl (@KopalniaWiedzy) January 31, 2025
©️Evan Brodsky aboard Monterey Bay Whale Watchhttps://t.co/EnxCAf4UMbhttps://t.co/fvnDODS0CH pic.twitter.com/tdDhGSrNia
“Estavam no horizonte, tanto quanto podia ver”, destacou Brodsky, que, a partir de um barco insuflável de seis metros, acompanhou o momento com uma pequena equipa de observação de baleias cinzentas. Normalmente, estes golfinhos deslocam-se em grupos reduzidos, entre 10 e 30 indivíduos, tornando este avistamento ainda mais especial, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.
Os golfinhos de Risso distinguem-se pelo seu corpo robusto, a cabeça arredondada e as cicatrizes brancas que marcam a pele acinzentada. Podem atingir quase quatro metros de comprimento e pesar até 500 quilos.
Colleen Talty, bióloga marinha presente na expedição, viajava para monitorizar a migração anual das baleias-cinzentas em direção às lagoas de reprodução na Baixa Califórnia, no México, e ficou maravilhada com a cena. Para a especialista, a presença simultânea de tantos indivíduos, entre adultos e juvenis, poderá ter resultado da fusão de vários grupos que seguiram juntos rumo ao sul.