Sincelo transforma Norte e Centro de Portugal em paisagens de inverno deslumbrantes

O início de 2025 trouxe temperaturas glaciais ao Norte de Portugal, criando cenários dignos de contos de inverno. O sincelo, um fenómeno raro no país, pintou aldeias e serras de branco, proporcionando vistas de cortar a respiração.

Na Aldeia de Uz, em Cabeceiras de Basto, as temperaturas extremas cobriram árvores e postes com uma camada cristalina de gelo, atraindo olhares e câmaras. Em Chaves, com os termómetros a descerem aos -2°C, e na Serra do Marão, o espetáculo natural repetiu-se, surpreendendo os locais e visitantes.

“Com o frio intenso, a natureza transformou-se em esculturas de gelo, num cenário mágico de inverno”, partilhou a página Meteo Trás os Montes nas redes sociais.

De acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), o sincelo forma-se quando o nevoeiro congela ao tocar em superfícies, criando camadas de gelo que parecem saídas de um postal.

As redes sociais encheram-se de imagens e vídeos que capturaram a beleza gelada e mágica destas paisagens, encantando pessoas em todo o país.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS