Atualização do Google Maps ajudou a desvendar um homicídio em Espanha
A atualização das imagens do Google Maps, pela primeira vez em 15 anos, teve um papel crucial na resolução de um crime em Tajueco, uma pequena localidade no norte de Espanha, na região de Castela e Leão.
As imagens atualizadas, publicadas em outubro, mostraram cenas suspeitas que ajudaram a polícia a resolver o caso. Nelas, é possível ver um homem a colocar um volume envolto em panos brancos, com a forma de um corpo humano, dentro da mala de um carro. Numa imagem seguinte, aparece uma pessoa a transportar aparentemente o mesmo volume num carrinho de mão.
Essas imagens, junto com outras pistas, foram fundamentais para a investigação. A Polícia Nacional de Espanha prendeu o homem que aparece a ajeitar o volume no carro, bem como a sua ex-mulher, ambos suspeitos de terem matado um homem desaparecido desde novembro de 2023.
O desaparecimento do homem, um cubano de 33 anos que residia em Soria, foi denunciado pelo primo, que se preocupou ao receber mensagens suspeitas do telefone da vítima. O primo notou que as mensagens estavam a ser enviadas por outras pessoas, já que não tinha tido notícias do familiar.
A polícia iniciou a investigação e, com base nas novas imagens do Google Maps, fez buscas num cemitério próximo, em Andaluz, onde encontraram o torso de um corpo. A polícia acredita que o corpo encontrado é da vítima desaparecida, que tinha uma relação com a mulher do homem detido. O casal foi detido em novembro e ficou em prisão preventiva após serem ouvidos por um juiz.
Estas imagens, captadas pelos carros do Google que fazem os percursos para atualizar o Maps, podem ter sido tiradas meses antes de serem publicadas, o que mostra a importância destas atualizações, já que foram um elemento decisivo na investigação.