Uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo foi avistada em Caminha
Uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo, a íbis-eremita, foi avistada na foz do rio Minho, perto de Caminha, na fronteira entre Portugal e Espanha. Este é apenas o segundo registo da espécie em território português, sendo considerado um acontecimento extraordinário pelos especialistas.
Segundo Manu Sobrino Senra, autor da página El Naturalista Cojo, esta é a primeira vez que a espécie é observada nesta região. A descoberta foi confirmada pela Associação Naturalista do Baixo Minho (Anabam), que destacou a relevância deste avistamento.
A ave, nascida no Jardim Zoológico de Halle, na Alemanha, em maio de 2023, foi libertada em março deste ano na região de Cádis, Espanha, como parte de um projeto de conservação. Após permanecer na região espanhola por cerca de sete meses, a íbis-eremita desapareceu, sendo posteriormente avistada a 21 de outubro em Estoi, no Algarve, antes de surgir na zona do rio Minho.
Classificada como “em perigo crítico” nos anos 90, a íbis-eremita chegou a ter apenas alguns exemplares sobreviventes em Marrocos. Em 2004, Espanha lançou um projeto de reintrodução para estabelecer uma população residente desta espécie na região de Cádis, utilizando métodos de “migração assistida pelo homem” para ajudar a espécie a recuperar. Este avistamento reforça a importância contínua de esforços de conservação.