Ave mais velha do mundo, com 74 anos, põe ovo quatro anos após encontrar novo parceiro
Wisdom, um albatroz-de-laysan de 74 anos, surpreendeu ao pôr um ovo pela primeira vez em quatro anos, após encontrar um novo parceiro. A ave regressou na semana passada ao refúgio nacional de vida selvagem Midway Atoll, no Havai, onde foi avistada com o seu companheiro recente.
SHE DID IT AGAIN!
— USFWS Pacific (@USFWSPacific) December 3, 2024
Wisdom, the world’s oldest known wild bird, is back with a new partner and just laid yet another egg.
At an approximate age of 74, the queen of seabirds returned to Midway Atoll National Wildlife Refuge last week and began interacting with a male. pic.twitter.com/6qomvs0rKL
Wisdom, identificada em 1956 com cerca de cinco anos, é um exemplo raro de longevidade. Apesar de a maioria dos albatrozes viver entre 12 e 40 anos e acasalar para toda a vida, a sua trajetória inclui a perda de pelo menos três companheiros, incluindo Akeakamai, que não é visto há vários anos.
Com mais de 30 crias ao longo da vida, a última em 2021, Wisdom continua a desafiar as probabilidades. Jon Plissner, biólogo do refúgio, revelou que, entre os dois a três milhões de albatrozes que chegam ao Midway para reprodução, nenhum outro chega perto da sua idade — o mais próximo tem 45 anos.
As hipóteses de o ovo eclodir rondam os 70 a 80%, mas, independentemente do desfecho, Wisdom é um símbolo de resiliência e adaptação.