Explosão provoca colapso de parte de pista de aterragem em aeroporto no Japão
Uma explosão, cuja origem ainda está por identificar, levou ao colapso de parte da pista de aterragem no aeroporto de Miyazaki, no sul do Japão, obrigando ao cancelamento de todos os voos agendados para esta quarta-feira. Apesar do impacto do incidente, não foram registados feridos.
O episódio ocorreu a pelo menos 100 metros do edifício do terminal, de acordo com imagens divulgadas pelos media locais. Às 07h59 (23h59 de terça-feira em Lisboa), os bombeiros receberam um alerta do aeroporto, relatando um incidente acompanhado de fumo, segundo um porta-voz.
A Japan Airlines anunciou o cancelamento de 13 voos, afectando 790 passageiros, enquanto o site do aeroporto indica que, no total, 31 voos foram cancelados, a maior parte deles ligações domésticas, incluindo para Tóquio, Osaka e Nagoya.
O aeroporto de Miyazaki tem uma história que remonta a 1943, quando foi construído como base da Marinha Imperial Japonesa, de onde partiram várias missões suicidas kamikaze durante a Segunda Guerra Mundial.