Árbitro é irradiado depois de arbitrar jogo cheio de polémicas e acabar a festejar com a equipa vencedora
O final da temporada na quarta divisão dos Países Baixos foi marcado por uma controvérsia que levou à irradiação de um árbitro. Jan Smit, árbitro do jogo decisivo entre St. George e SV De Valken, foi apanhado a comemorar o título com a equipa vencedora, o que gerou indignação e levou à sua expulsão como árbitro.
O incidente ocorreu durante um jogo que determinaria o campeão da liga. Smit expulsou três jogadores do De Valken e um dos treinadores, além de ter adicionado 15 minutos de compensação ao jogo. Durante esse período, o guarda-redes do St. George, Dave Laan, marcou o golo do empate, garantindo o título para a sua equipa. O jogo terminou imediatamente após o golo.
Imagens da celebração mostraram Smit entre os jogadores do St. George, a festejar e até a levantar o troféu de campeão. A Federação de Futebol dos Países Baixos reagiu rapidamente, decidindo pela irradiação do árbitro devido ao comportamento impróprio e à aparente falta de imparcialidade.
Un árbitro de la 4ª división de Países Bajos ha sido sancionado de por vida después de publicarse un vídeo en la que celebra el título con el equipo ganador de un partido que arbitró y que acabó con 15 minutos de añadido y 4 expulsiones del equipo rival.pic.twitter.com/dkPQVCdwzF
— GRADA B pro (@GradaBpro) May 17, 2024
Jan Smit, que também é cantor, tentou defender-se, afirmando: “Só cantei uma música e segurei o troféu uma vez”. No entanto, a explicação não foi suficiente para evitar a sua expulsão definitiva do futebol, uma decisão que a federação considerou necessária para manter a integridade do desporto.
🎤🏆 De geschorste amateurscheidsrechter Jan Smit doet zijn verhaal…en doet ook graag even voor hoe zijn optreden afgelopen zondag na de kampioenswedstrijd St. George – De Valken ging! 😂#Voetbal #KNVB #Nederland pic.twitter.com/LPzfgSpOlG
— VoetbalPrimeur (@VoetbalPrimeur) May 17, 2024