Mulher de Navalny partilha despedida comovente… “Não sei viver sem ti, mas vou tentar”
Yulia Navalnaya, esposa de Alexei Navalny, que foi hoje enterrado em Moscovo, não pôde marcar presença no funeral do marido por estar exilada, mas escreveu uma emocionante dedicatória ao marido que rapidamente inundou todos os meios de comunicação social a nível mundial.
A publicação inclui uma complicação de imagens de vídeo de Yulia e Alexei, onde se apresenta um breve olhar pela vida de ambos, incluindo os últimos meses.
Лёша, спасибо тебе за 26 лет абсолютного счастья. Да, даже за три последних года счастья. За любовь, за то, что всегда поддерживал, за то, что смешил даже из тюрьмы, за то что ты обо мне всегда думал.
— Yulia Navalnaya (@yulia_navalnaya) March 1, 2024
Я не знаю, как жить без тебя, но я постараюсь так, чтобы ты там, наверху,… pic.twitter.com/ybF31AuD47
Milhares de pessoas marcaram presença no último adeus ao mais importante líder da oposição russa na última década, mesmo sob forte ameaça do Kremlin, que reiterou que quem participasse em manifestações não autorizadas devia ser “responsabilizado”. Apesar do forte dispositivo de segurança, tudo decorreu de forma pacífica, apenas duas pessoas foram detidas.
Alexei Navalny, faleceu a 16 de fevereiro aos 47 anos, em circunstâncias pouco claras numa prisão russa no Ártico. Os serviços prisionais alegaram um colapso súbito após uma caminhada, com a certidão de óbito citando uma causa natural. No entanto, Yulia Navalnaya, e líderes ocidentais acusaram o presidente russo, Vladimir Putin, pela morte, alegação que o Kremlin negou veementemente.