Fez ameaça antes de embarcar, voo foi escoltado por F18 e agora arrisca multa de 117.500 euros
Um jovem britânico arrisca uma multa de 117.500 euros após realizar uma partida infeliz que levou ao envolvimento de um caça da força aérea espanhola. O tribunal está a julgar o caso, que ocorreu em julho de 2022, quando o jovem fez uma falsa ameaça de bomba durante um voo de Londres para Menorca.
Antes de embarcar, o suspeito publicou uma foto com a legenda “A caminho de rebentar com o avião (Sou um membro dos talibã)” num grupo privado do Snapchat. A mensagem foi detetada pelos serviços de segurança do Reino Unido, que notificaram as autoridades espanholas. Em resposta, um caça foi enviado para escoltar o avião.
Após a aterragem em Menorca, o jovem foi detido. Agora, enfrenta uma multa de 22.500 euros e uma indemnização de 95.000 euros para o Ministério da Defesa pelos custos da operação.
O tribunal está a considerar o caso como um crime de desobediência pública. O jovem alegou que não pretendia assustar as pessoas no voo, já que a mensagem era destinada a um grupo privado, e que não imaginava que resultaria numa resposta militar.