14/11/2018

Já não é novidade que a Polícia do Dubai é a mais futurista do mundo, parecendo inspirar-se em filmes como Robocop ou Relatório Minoritário cada vez que é preciso adquirir novos equipamentos para os seus efetivos. Após ter anunciado que vai colocar robôs e carros autónomos na estrada, esta força policial da segunda cidade dos Emirados Árabes Unidos anunciou que as suas patrulhas vão ser feitas com a moto voadora Hoversurf.

A Hoversurf Scorpion 3 já tem autorização para circular nos espaços urbanos dos Estados Unidos, e pode ser comprada por um preço de 150 mil dólares (132 mil euros). O veículo pesa 114 kg sem condutor, graças ao uso de fibra de carbono na estrutura, que permitiu ao construtor americano montar uma bateria de maiores dimensões. A Polícia do Dubai vai usar a moto voadora da Hoversurf para entrar em áreas de difícil acesso para automóveis, perseguir criminosos e patrulhar áreas visitadas normalmente por turistas.

A moto voadora vai ser usada por duas patrulhas da polícia, que já estão a aprender todos os truques necessários para utilizar estes veículos...

continuar a ler
09/11/2018

A agência de notícias Xinhua, da China, em parceria com a empresa pública Sogou, criou o 1º pivot de telejornal com inteligência artificial. O jornalista virtual foi exibido ontem e falou em inglês e mandarim. Sem nome, o "repórter virtual" utiliza uma voz sintetizada e imagens pré-gravadas, ligadas a um sistema de "machine learning", para apresentar as notícias e se comportar como um jornalista comum.

Desta forma, a agência de notícias é capaz de apresentar o seu conteúdo rapidamente em dois idiomas. Basta colocar o texto diante da inteligência artificial para que ela faça todo o trabalho de leitura e apresentação, entregando a informação rapidamente para os espectadores, além de economizar nos custos.

Esta tecnologia tem tanto de fascinante como de assustador... confere!

07/11/2018

A PSP divulgou ontem o agradecimento de um cidadão sobre a atuação de um agente, em Lisboa, quando foi apanhado a conduzir "em modo rali" . Na publicação, que soma mais de 7000 partilhas, o condutor Vítor Martins Romão conta o momento de aflição que viveu e como foi ajudado por um polícia que circulava numa mota em Lisboa.

Este pai começa por explicar:

"Antes de mais, a minha guerreira continua a lutar de forma brava, 24h depois da cirurgia. Ontem, quando estava a regressar a Lisboa, vindo de uma rápida ida a Grândola, recebi uma chamada da Renata, aflitíssima, porque lhe tinham ligado do Hospital de Santa Maria a solicitar presença urgentíssima de um de nós. Faltava assinar o termo de consentimento, para o procedimento anestésico da Margarida, e ela encontrava-se no bloco operatório em espera, para a tão urgente e vital cirurgia.

...

continuar a ler
05/11/2018

Um ano e meio depois de ter iniciado as obras, o Surf Lakes fez os primeiros testes em Yeppoon, Queensland, na Austrália. O lago ainda está em fase final de testes e precisa de alguns ajustes, segundo os engenheiros responsáveis.

Construído numa propriedade particular, o lago proporciona ondas em 360º e pode ter até oito picos com tamanho e extensão variados.

De acordo com os fundadores do projeto, o Surf Lakes poderá receber até 240 surfistas ao mesmo tempo, com cada um a pegar 10 ondas por hora.

30/10/2018

Na freguesia de Vilar, em Vila do Conde, a inauguração de uma caixa de multibanco teve direito a batismo católico. A situação "inundou" de comentários irónicos a página de Facebook da Câmara Municipal de Vila do Conde. Vários cidadãos assistiram ao ato simbólico e religioso, que ditou o regresso do equipamento que havia sido assaltado por explosão.

Se a presença da presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, na cerimónia de inauguração até nem surpreendeu, o insólito da situação aconteceu quando o pároco da freguesia, o padre Bruno Miguel Ávila, devidamente trajado, benzeu a máquina.

...

continuar a ler
24/10/2018

O Tesla Model S está na vanguarda da tecnologia, mas nem isso impede que os criminosos estejam um passo à frente. Foi isso que percebeu o dono de uma dessas máquinas, quando viu o seu carro ser roubado por dois ladrões que usaram apenas um smartphone e um tablet.

Com o tablet conseguiram receber sinal da chave do veículo e reencaminhar para o smartphone que estava encostado à porta do veículo. Depois, desativaram o acesso remoto ao carro, tornando-o impossível de localizar. Existe um "pin" para conseguir iniciar a condução, mas este condutor não o tinha ativado.

24/10/2018

Os tradicionais sistemas de lavagem automática utilizam os rolos para deixar os carros limpos. Mas este sistema chinês, que agora apresentamos, tem um procedimento diferente... através de um sistema a jato, lava todo o veículo à media que o contorna, sem nunca andar com rolos sobre o veículo e que das muitas vezes é a causa para o aparecimento dos riscos superficiais na pintura.