1500 golfinhos avistados ao Largo da Califórnia num espetáculo natural raro e lindíssimo

O oceano revelou um espetáculo raro e impressionante na costa da Califórnia na passada sexta-feira (24), quando mais de 1.500 golfinhos de Risso (Grampus griseus) foram avistados a nadar juntos. O fenómeno foi registado pelo capitão Evan Brodsky, do Monterey Bay Whale Watch, que utilizou drones para captar imagens deste encontro extraordinário.

“Estavam no horizonte, tanto quanto podia ver”, destacou Brodsky, que, a partir de um barco insuflável de seis metros, acompanhou o momento com uma pequena equipa de observação de baleias cinzentas. Normalmente, estes golfinhos deslocam-se em grupos reduzidos, entre 10 e 30 indivíduos, tornando este avistamento ainda mais especial, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.

Os golfinhos de Risso distinguem-se pelo seu corpo robusto, a cabeça arredondada e as cicatrizes brancas que marcam a pele acinzentada. Podem atingir quase quatro metros de comprimento e pesar até 500 quilos.

Colleen Talty, bióloga marinha presente na expedição, viajava para monitorizar a migração anual das baleias-cinzentas em direção às lagoas de reprodução na Baixa Califórnia, no México, e ficou maravilhada com a cena. Para a especialista, a presença simultânea de tantos indivíduos, entre adultos e juvenis, poderá ter resultado da fusão de vários grupos que seguiram juntos rumo ao sul.

COMENTÁRIOS

RELACIONADOS